O que pretende o SINDESU
O SINDESU tem como objetivo organizar o sistema de produção, comercialização, consumo e de finanças que envolvem os Povos Tradicionais de Matriz Africana, tornando-os protagonistas destes sistemas e promovendo uma teia de desenvolvimento sustentável e solidário que interligue territórios nacionais, respondendo as necessidade locais destes Povos.
O SINDESU configura-se em
📌 COOPTMA – FECOOPTMA – CONFECOOPTMA
📌 Cooperativa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (federação e confederação)
📌 FUNDO SOLIDÁRIO UBUNTU
📌 MOEDA SOCIAL GRÃO DIGITAL
📌 BANCO GRÃO – De Desenvolvimento Sustentável dos Povos Tradicionais de Matriz Africana
📌 REDE UBUNTU
Coordenação colegiada SINDESU
Coordenação Financeira
Conduz os processos econômicos do Banco Grão e do Fundo Ubuntu. É dele a função de, por exemplo, receber os recursos das vendas e liberar recursos para as despesas decorrentes dos processos em geral.
Sua missão é contribuir para o desenvolvimento econômico, social, educacional e sustentável dos POTMAS, aplicando soluções financeiras adequadas, por meio do cooperativismo, trazendo benefícios e qualidade de vida aos nossos cooperados e associados.
Coordenação de Articulação Política
Administra as relações com instituições e com o Estado para a aquisição de produtos para o SINDESU. Da mesma forma, estabelece relações com os POTMAS e suas UTTs, com novas tecnologias da relação povo-cidade. É ela que auxilia na construção de novas legislações nas esferas municipais, estaduais, nacionais e internacionais que serão as pontes entre o contexto reparatório do holocausto da escravidão, tipificado como crime de lesa humanidade na Conferência de Durban, e a sociedade.
Coordenação de Comunicação
Constrói e executa as estratégias de marketing, propaganda e publicidade. Também é responsável pelo planejamento das vendas na ponta (consumidor final).
Negociação e Compra
📌 Administrado pela Coordenação de Articulação Política do FONSANPOTMA, a negociação envolve todo o processo de prospecção, contato e desenvolvimento de relações com fornecedores dos produtos e serviços que serão comercializados pelo SINDESU.
📌 É aqui também que é feita a verificação de toda a legislação que envolve a comercialização dos itens a serem adquiridos pelo SINDESU, de modo inclusive a pensar melhores diretrizes políticas para facilitar o processo.
📌 Finalizada esta etapa e aprovadas as aquisições/contratações pela Coordenação Financeira, é feita a compra.
Este procedimento de negociação e compra é observado no que acontece para as COOPTMAS, FECOOPTMAS e CONFECOOPTMAS, em que a Articulação Política faz a pesquisa e o contato com os criadores de caprinos, suas cooperativas e os Estados de onde são oriundos, de modo a garantir melhores preços, condições e qualidade do que será posteriormente vendido. O mesmo ocorre para diversos outros produtos como grãos, velas, verduras, tecidos, itens de barro, etc., que sejam de necessidade dos Povos Tradicionais de Matriz Africana em suas UTTs. |
Estabelecimentos Parceiros
Uma vez que o propósito do SINDESU é o desenvolvimento econômico dos POTMA, torna-se necessário que o sistema facilite a relação comercial entre as pessoas e os estabelecimentos onde fazem suas compras cotidianas.
Para isso, o comércio em questão precisa passar a aceitar a moeda Grão Digital mediante a abertura de uma conta especial no Banco Grão, permitindo transações com a nossa moeda.
As adesões ocorrem através de um Agente de Reterritorialização que aplica as estratégias comerciais definidas pelo SINDESU.